TerapiasShowCase

Serviço de Terapias Medicamentosas


O Serviço de Terapias Medicamentosas da UD/ Centro das Taipas é um espaço de atendimento aos utentes do centro onde são administrados tratamentos farmacológicos sempre que se recorre à via injetável ou quando são necessárias as tomas de observação direta.

Para além disto é também este serviço que tem a seu cargo a administração e gestão dos tratamentos com cloridrato de metadona.


 

O que é a Metadona

 

A metadona é um opióide sintético que é utilizado no tratamento da dependência de heroína desde início dos anos 60. Permite concentrações estáveis no organismo, evitando os sintomas de privação e o desejo de consumir outros opióides.


 

Programa de Tratamento de Substituição com Cloridrato de Metadona


O tratamento da dependência de heroína envolve uma avaliação da situação física, mental e social do doente e o estabelecimento de um programa de tratamento ajustado a cada situação particular.

Na UD/ Centro das Taipas o tratamento centra-se na relação entre o utente e o terapeuta. Na consulta é definido o programa de tratamento mais adequado para cada utente. Quando é identificado que o doente pode beneficiar, no seu tratamento, com uma estabilização por substituição opióide com metadona este passa a integrar o programa de tratamento de manutenção com cloridrato de metadona.

Desta forma, o utente é encaminhado para a equipa do Serviço de Terapias Medicamentosas.

A metadona não é um tratamento em si, nem sequer o ponto principal do mesmo. É apenas um recurso terapêutico que pode ser utilizado em determinado momento do percurso do heroinodependente.

Consideram-se objetivos principais do programa a continuação do seu projeto terapêutico, a frequência da consulta com o terapeuta e a abstinência de consumo de substâncias psicoativas


 

Equipa Técnica do STM


A equipa do STM é composta por um psiquiatra (responsável pelo programa) quatro enfermeiros e dois assistentes operacionais.

Horário de Atendimento



  • De Segunda  a Sexta Feira

    Das 09h00 às 10h30
  • Segunda, Terça e Quarta Feira

    Das 13h00 às 14h30 e das 17h00 às 19h30

    Quinta e Sexta Feira

    Das 13h00 às 15h00


  • Sábado, Domingo e Dias Feriados

    Das 10h00 às 12h00