ShowCaseInternamento

Unidade de Desabituação

A Unidade de Desabituação do Centro das Taipas está a funcionar desde 1987, altura de criação do Centro, como parte do “modelo integrado de intervenção”, articulando com a consulta externa e Área de Dia. Este modelo foi criado para dar resposta a doentes consumidores de substâncias psicoativas que pelas suas características específicas não se adaptam ao modelo de internamento convencional dos hospitais psiquiátricos.

 

Tempo de duração.

Os internamentos são de curta duração (em média 7 a 10 dias) e em regime de porta fechada.

 

Procedimento

Os internamentos são programados, sendo as propostas feitas pelos terapeutas das consultas após conhecimento prévio das regras e sua concordância.

 

Objetivo

O internamento é uma etapa importante do processo terapêutico devendo sempre ser integrado num projeto global com continuidade após a alta, em ambulatório ou em internamento mais prolongado em comunidade terapêutica. Os doentes são internados para desabituação física de opióides, álcool, benzodiazepinas, cocaína e outras substâncias psicoativas de abuso, nomeadamente as novas substâncias. Também são internados doentes para compensação de outras patologias psiquiátricas associadas e para descontinuação ou estabilização de doses de metadona ou buprenorfina em doentes integrados em programa de tratamento de manutenção. A equipa do internamento é multidisciplinar sendo constituída por médicos psiquiatras, enfermeiros, técnicos psicossociais, assistente técnica, assistentes operacionais e fisioterapeutas